SELIC baixou! Epaaaaa…vamos consumir!

10/05/2024 0 Por Paulo Melo

A taxa SELIC é a taxa básica de juros no Brasil. É usada para regular a pressão inflacionária e garantir a estabilidade de preços. Mas por que o Banco Central se preocupa tanto com a inflação?

Veja, por conceito, inflação é o aumento de preços de bens e serviços dentro de um determinado período e afeta diretamente nosso poder de compra ao longo do tempo. Se os preços aumentam e sua renda não acompanha, você perde poder de compra e fica mais pobre. Precisa gastar mais dinheiro para comprar as mesmas coisas.

Daí, o Banco Central através do Comitê de Política Monetária (Copom) usa a taxa de juros SELIC para frear o possível crescimento da curva inflacionária. Funciona assim:  SELIC mais ALTA, acaba tornando o custo dos empréstimos e financiamentos maiores e por tabela, reduzindo o consumo. Com consumo menor, a tendência ao longo do tempo, é que os preços caiam, reduzindo a pressão inflacionária na economia.

A SELIC mais baixa, faz o efeito contrário: o custo do dinheiro fica mais baixo, facilitando os empréstimos e financiamentos, aumentando o nível de consumo na economia. Contudo, é preciso ter cuidado, pois se o consumo aumenta demais, os preços podem subir novamente e a inflação voltar com toda força.

Agora que a SELIC baixou 0,25pp, ficando em 10,5%aa, não significa que devemos correr para consumir, tomar empréstimos, financiamento e nos endividar. As decisões de comprometimento financeiro, no curto, médio e longo prazo, devem sempre serem tomadas com cautela e nunca por ondas circunstanciais de facilidades e redução do custo de crédito.