A culpa é do Totó, a nova teoria econômica do endividamento

Endividamento do brasileiro chega ao patamar de prioridade nacional: O atual Presidente do país intimou o Ministro da Fazenda para estudar mecanismos de facilitação de renegociação de dívidas e elaborar uma campanha nacional de educação financeira para ensinar o brasileiro a gastar melhor. Isso aconteceu no discurso improvisado em Anápolis, GO na reinauguração da fábrica CAOA em parceria com a chinesa Changan, ontem, 26 de março.
Segue abaixo, algumas lições deixadas pelo Presidente que tirou o “chapéu” de chefe do executivo e colocou o de educador financeiro:
– Existem dívidas boas (compra de casa, carro, TV etc.) e dívidas ruins (gastos com supérfluos) ;
– Não se deve gastar mais do que ganha;
– Em grande parte, o celular (smartphone) é culpado pelas dívidas dos brasileiros, pela facilidade que oferece para gastar;
– o brasileiro é viciado em celular e acabou virando um gastador contumaz;
– Pequenos gastos aqui e ali, no final do mês, acabam virando um valor que impacta o orçamento
– O desaparecimento do dinheiro em espécie, o PIX e uso do cartão de crédito são os grandes vilões do endividamento;
– Salário é baixo e insuficiente para suprir as necessidades
E para fechar essa aula magna sobre educação financeira, uma “descoberta” fantástica nunca estudado pelos especialistas: brasileiro adora cachorro e eles demandam: dentistas, veterinários, rações etc., o que acaba elevando os gastos e contribuindo mais ainda com o endividamento do brasileiro.
Em resumo, podemos concluir que, para acabar com o endividamento do brasileiro, é preciso somente duas coisas: desligar o WiFi e doar seu pet.