Usando o FGTS para pagar o almoço de ontem

13/04/2026 0 Por Paulo Melo

O FGTS (Fundo de garantia por Tempo de Serviço) surgiu em 1966 com o objetivo de constituir uma reserva financeira para o caso do trabalhador ser demitido sem justa causa. Ao longo do tempo, o FGTS,  um dos maiores fundos da América Latina, teve sua função desvirtuada para outros fins como a aquisição da casa própria e projetos de saneamento básico.

Atualmente, existe um estudo em andamento pelo Ministério da Fazenda, para que o FGTS, um fundo enorme, embora sub-remunerado (rende menos que a poupança), possa ser usado para quitar débitos de famílias endividadas.

Menos de 2 anos após o encerramento do malogrado  programa de quitação de dívidas: o Desenrola Brasil, que tinha como objetivo resgatar o brasileiro do “atoleiro” das dívidas, surge novamente um outro programa, com o mesmo objetivo, só que dessa vez, usando a “reserva de emergência” do trabalhador, para saldar dívidas de consumo.

Não será o saque de parte do FGTS que vai resolver o problema de endividamento do brasileiro. Essa questão é muito complexa e passa por medidas no ambiente econômico como juros mais baixos, inflação menor, aumento de produtividade e consequente aumento de renda, bem como melhoria do nível de educação financeira da população e “at last but not at least”, a questão de comportamento do brasileiro em relação ao uso do dinheiro.

 De verdade, parece não prendemos nada com os equívocos do passado. Aliás, suspeito que ninguém quer resolver nada mesmo, mas simplesmente encontrar meios de reaquecer a economia às custas de novos endividamentos no futuro. Bom, o futuro é futuro.